quinta-feira, 26 de junho de 2008

Questões de TI (4)

Sistemas e Tecnologia da Informação nas Organizações
Simulado da Terceira Avaliação 2006

------------------------------------------------
Lembre-se: a entregar suas respostas ao professor NÃO é obrigatória!!!
------------------------------------------------

(1) Vimos que os SIs “ajudam a empresa gerenciar as forças e grupos internos que geram seus produtos e serviços”. Considerando a estrutura hierárquica de uma empresa, um único SI poderia ajudar simultaneamente a gerência sênior e o nível de operações e serviços? Explique.


Um bom SI pode integrar departamentos e também diferentes níveis de hierarquia na organização através de suas ferramentas. Se por um lado ajudam a organizar o volume de operações, dados e documentos utilizados nas atividades operacionais e produtivas, por outro lado, com base nos dados reunidos das atividades rotineiras, um SI pode empregar desde simples ferramentas que sintetizam informações em gráficos para o nível hierárquico gerencial, até complexos algoritmos estatísticos e comparativos de cruzamento de dados e análise para oferecer simulações, informações sintetizadas e facilidades valiosas para apoiar a tomada de decisões estratégicas pela cúpula diretora.


(2) Caracterize os termos e estabeleça uma relação objetiva entre “SI”, “Procedimentos Operacionais Padrão” e “visão da organização através dos Processos Empresariais”.

SI: É um sistema que cotém um conjunto de recursos de controle de informações das atividades realizadas pelos Procedimentos Operacionais Padrão, os quais compõem os diferentes Processos Empresariais que interagem e se integram para representar uma visão da própria empresa dentro do SI.



(3) Estabeleça e explique os pontos comuns entre os SPTs da Sweeper Stores (empresa varejista de médio porte americana) e da UPS (empresa de serviços globalizada, líder de seu segmento)?

Na Sweeper Stores a entrada referia-se a cadastros, faturamento e as saídas referia-se a relatórios de estoques, produção. Já na UPS a entrada Usando um computador de mão chamado Delivery Information Acquisition Device (DIAD), os motoristas da UPS registram a assinatura do cliente automaticamente, além de informações sobre retirada e entrega de encomendas e cartão ponto. A informação de rastreamento da encomenda é então transmitida à rede de computadores da UPS para armazenagem. Daí em diante, a informação pode ser acessada mundialmente e o sistema pode fornecer recibos de entrega aos clientes ou responder a suas perguntas.



(4) Justifique as seguintes afirmativas: (a) Os SPTs são os SI mais vendidos nos seguimentos de back e front officce. (b) Apesar de ser absolutamente necessário a empresa, um SPT é praticamente inútil para a gerência sênior. (c) Na escolha entre dois SPTs para uma mesma aplicação, o custo é parâmetro secundário.


a) SPTs por tratarem das atividades básicas, são necessidade comum, servem para as rotinas e atividades padronizadas que não demandam de ação gerencial ou tomada de decisões. Por isso são os sistemas mais adequados para essas atividades operacionais.


b) SPT é um sistema utilizado na área operacional que engloba as atividades mais básicas e rotineiras, por isso é praticamente indispensável a toda a empresa, enquanto que a gerência sênior necessita de um SIG (sistema de informações gerenciais) que fornece informações estatísticas embasadas nos dados operacionais do SPT.


c) A escolha de um SPT ruim, que ofereça menos recursos que o utilizado pela concorrência e/ou informações menos confiáveis, tende a representar desvantagem competitiva e causar prejuízos muito maiores do que o custo de um bom SI.




Sistemas e Tecnologia da Informação nas Organizações
Trabalho em Grupo – 3o Bimestre

Pesquise (periódicos, livros, Internet, vida real)e escolha para descrever um SPT instalado em uma empresa (não fictícia).
Importante: o SPT deve ser um entre aqueles mencionados na apostila 9 (pedidos, estoques, contas a pagar/receber, compras, recebimento, expedição, folha de pagamento.
A descrição do SPT deve ser feita em arquivo PowerPoint, usando-se 1 slide para cada item a seguir relacionado:

1a Parte
- caractarização da área de aplicação
- fluxo da aplicação (veja exemplo na apostila dos SPTs pedidos e estoques)
- características do software SPT
2a Parte
- informações/documentos externos de entrada
- informações/documentos internos de entrada
- dispositivos diversos usados para entrada
- informações/documentos/relatórios externos de saída
- informações/documentos/relatórios internos de saída
- dispositivos diversos usados para saída
- cadastros, bancos de dados, informações armazenadas
- dispositivos usados para armazenamento
- cálculos feitos pelo SPT (superficialmente)
- características do uso da informação em rede
3a Parte
- Fazer considerações sobre cada uma das características gerais dos SPTs
- Fazer considerações sobre cada um dos objetivos específicos dos SPTs (foram atingidos ou não?)
- Fazer considerações quanto às possibilidades de uso estratégico

Entrega: arquivo PowerPoint encaminhado por email ao professor (exigirá tratamento de imagens para não ficar grande). Não esqueça de identificar o grupo num primeiro slide e também não esqueça de considerações finais e referências.

Data de Entrega: até as 24hs do dia 16/outubro pela Internet

Nenhum comentário: