quinta-feira, 26 de junho de 2008

As Pessoas e as Organizações

RESUMO: CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos, Edição completa. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1994. “As pessoas e as organizações” p. 91 a 97.


Objetivos comuns: as pessoas se agrupam para formar as organizações para ultrapassar seus limites individuais.

Objetivos individuais: é o objetivo que cada pessoa tem em realizar, muitas vezes, servem as organizações para consegui-los.

Objetivos organizacionais: objetivo da organização que usa as pessoas para consegui-los. Esses objetivos são: produção, rentabilidade, redução de custos, ampliação do mercado, satisfação dos clientes, etc.

Estes objetivos nem sempre estão em sintonia. As organizações têm exigências que impõem aos indivíduos, tornando os indivíduos apáticos e frustrados. Enquanto os indivíduos tem suas satisfações pessoais (salário, lazer, conforto, oportunidade de carreira, etc) as organizações tem necessidades ( capital, edifícios, equipamentos, potencial humano), sobressaindo a necessidade do elemento humano, que é indispensável e inestimável. Fazendo com que a organização e indivíduos estejam entrelaçados devidos suas satisfações e necessidades. Segundo Barnard, o indivíduo precisa ser eficaz (atingir os objetivos organizacionais) e ser eficiente (satisfazer suas necessidades individuais mediante sua participação) para sobreviver dentro do sistema.


Processo de reciprocidade: a organização realiza certas coisas para e pelo participante, reciprocamente, o participante responde trabalhando e desempenhando suas tarefas. A organização espera que o empregado obedeça sua autoridade e o empregado espera que a organização se comporte corretamente com ele e opere com justiça.

Contrato psicológico: refere-se a expectativa recíproca do indivíduo e da organização que estabeleça o trabalho a ser realizado e a recompensa a ser recebida.

Todo contrato possui dos aspectos: 1) o contrato formal e escrito. 2) o contrato psicológico. Sendo importante que a organização e o indivíduo explorem as duas formas.


Conceito de incentivos e contribuições:

Incentivos: (alicientes) são pagamentos feitos pela organização a seus participantes em troca de contribuições. Cada incentivo possui um valor subjetivo.

Contribuições: pagamentos que cada participante efetua à organização a que está ligado em troca de incentivos, tendo também seu valor subjetivo.

Através dos incentivos e contribuições acontece o equilíbrio organizacional que reflete o êxito da organização em remunerar seus integrantes com incentivos adequados e motiva-los a continuar fazendo contribuições a organização, garantindo sua sobrevivência e eficácia.

Nenhum comentário: