quinta-feira, 26 de junho de 2008

Pensamento Administrativo

Pensamento Administrativo:


A tarefa básica da administração é fazer as coisas por meio das pessoas de maneira eficiente e eficaz. E isso depende diretamente da capacidade daqueles que exercem função administrativa. Toda organização precisa ser administrada para alcançar seus objetivos com a maior eficiência e economia dos recursos.

A teoria da administração surgiu devido ao crescimento das organizações junto com as complexidades. Surgiu para permitir aos dirigentes das organizações os modelos e estratégias adequadas para a solução dos problemas empresariais.

A tarefa da administração é de interpretar os objetivos propostos pela organização e transforma-los em ação organizacional por meio de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, a fim de alcançar tais objetivos da maneira mais adequada à situação.

As fraquezas da organização burocrática são os germes dos futuros sistemas organizacionais devido a mudanças rápidas e inesperadas, impondo novas e crescentes necessidades as atuais organizações; crescimento em tamanho; exigência de pessoas competentes e especializadas. Vários fatores deverão provocar profundos impactos sobre as organizações e empresas como:

  • Crescimento das organizações: a medida que a empresa cresce, ocorre a subdivisão interna e especializações dos órgãos para garantir a eficiência e eficácia;

  • Concorrência mais aguda: o produto superior ou melhor será mais procurado, por isso deve-se investir em P&D, estudos de novos mercados;

  • Sofisticação da tecnologia.

  • Taxas elevadas da inflação: aumento nos custos e matérias primas vai fazer com que o administrador obtém os melhores resultados com os recursos disponíveis;

  • Globalização da economia: isso faz com que a competição se torne mundial;

  • Visibilidade maior das organizações: a empresa vista de maneira positiva ou negativa, influenciará seu comportamento;



Apesar do trabalho sempre ter existido na história, a administração teve inicio a partir apenas do século XX. A administração recebeu influências de filósofos como Sócrates em que a administração passou a ser vista como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico. Platão que analisou os problemas políticos e sociais, Aristóteles que distingue as três formas de governo, Bacon mostra a preocupação pratica em separar experimentalmente o que é essencial do que é acidental ou acessório, Descartes com o método cartesiano que consistia em quatro princípios:

  • Principio da dúvida sistemática: não aceitar as coisas como verdadeira sem saber as evidências;

  • Principio da análise: dividir cada problema em tantas partes possíveis e resolve-las cada uma separadamente;

  • Principio da síntese: separar os assuntos e resolver primeiro os mais fáceis depois os mais difíceis;

  • Principio da enumeração: fazer recontagens e revisões para que fique seguro e não tenha omitido nenhuma parte.

Além de influencias filosóficas, a administração tem influência da Igreja Católica em sua organização e hierarquia de autoridade, um estado maior e a coordenação funcional para assegurar sua integração. Também tem influência da organização militar, pela escala hierárquica, principio da unidade de comando.

A administração teve grande avanço depois da Revolução Industrial, com a mecanização da indústria e agricultura, aplicação da força motriz, desenvolvimento do sistema fabril que levou a divisão do trabalho, aceleramento dos transportes e comunicações. A partir de 1860 com a 2º fase da Revolução Industrial, com a substituição do ferro pelo aço, maquina a vapor, desenvolvimento de maquinaria automática, levou o desenvolvimento de novas formas de organização capitalista, dominação da indústria pelos bancos, formação de trustes, etc.

A organização da empresa moderna nasceu com a Revolução Industrial graças a vários fatores:

  • Rupturas das estruturas corporativas com a Idade Média;

  • Avanço tecnológico e aplicação dos progressos científicos a produção;

  • Substituição do tipo artesanal pelo industrial de produção;




Administração Científica


O nome é devido a tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da administração, a fim de alcançar elevada eficiência industrial, tendo como Taylor conhecido como o Pai da administração cientifica. Na época

Nenhum comentário: