quinta-feira, 26 de junho de 2008

Psicologia do Trabalho

RESUMO: GOULART & SAMPAIO. Psicologia do trabalho e gestão de Recursos Humanos: estudos contemporâneos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1998. “Psicologia do trabalho em três faces”.


As três faces da Psicologia no trabalho:

Psicologia Industrial:

Objetivo: promover a saúde do trabalho e sua satisfação em relação ao trabalho.

A psicologia do trabalho assume sua primeira face atrelada aos interesses da indústria.

Tese central: estudo da produtividade em função do esforço.

As práticas da psicologia industrial são: seleção e colocação profissional, orientação vocacional e estudos sobre as condições de trabalho visando aumentar a produção. A psicologia industrial desenvolveu novos estudos: motivação, comunicação e comportamento do grupo.

Psicologia Organizacional:

Esta surgiu a medida que os psicólogos deixaram de estudar apenas os postos de trabalho, para contribuir na discussão da estrutura organizacional. A psicologia industrial não foi uma ruptura com a psicologia industrial e sim uma ampliação do seu objeto de estudo.

Teoria comportamental da psicologia organizacional: maximizava a influência do ambiente no comportamento humano maximizando influencias intrapsíquicas.

Psicologia do trabalho:

Estuda o comportamento do trabalho humano em todos os seus significados e manifestações. Preocupa-se com a compreensão do comportamento humano.



Os cientistas do comportamento compreenderam que iriam ajudar mais efetivamente as pessoas a medida que facilitassem que elas mesmas se conhecessem. As pessoas têm grande capacidade de inventar uma infinidade de coisas que as tornam desnecessárias e infelizes.

Conhecendo sobre a psicologia, o comportamento humano torna-se mais significativo. Se nós lembrássemos que toda pessoa-problema para nós é antes de tudo um problema para si mesma, a convivência e o entendimento entre todos ficariam mais fácil e muitos sofrimentos advindo de desencontros pessoais poderia ser evitado.

A natureza das ciências do comportamento: a lógica das ciências comportamentais rege sua orientação ao desencadear raciocínios, paltando-se por fatos pertencentes a história de vida de cada um. Existe diferença entre ciências exatas e ciências comportamentais.

A psicologia e o comportamento organizacional: para que um capo do conhecimento possa ser reconhecido como ciência, é necessário que possua bem delimitado e caracterizado os assuntos que pretendem estudar e que este estudo possua métodos próprios de investigação.

Um dos aspectos do comportamento humano é aquele que procura compreender como as pessoas vivem e resolvem seus problemas dentro de seu contexto de trabalho.

A psicologia do comportamento organizacional tem atualmente como objetivo aprofundar-se no estudo do homem em situação de trabalho de forma menos generalizada.

Nenhum comentário: